Finalidades e atribuições

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Os Fóruns Regionais de Justiça e Segurança (FRJS) possuem um caráter propositivo, fiscalizador e avaliador das políticas públicas de segurança e de justiça, implementadas e a serem implementadas, na busca de alternativas para aperfeiçoar a segurança e a prevenção à violência urbana, de acordo com a Lei Complementar nº 656 de 07 de dezembro de 2010. Constituem, juntamente com o Conselho Municipal de Justiça e Segurança (COMJUS) e os Conselhos Comunitários de Justiça e Segurança (CCJS), o Sistema de Proteção Social do município de Porto Alegre.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Fórum de Segurança irá pedir esclarecimentos ao Ministério da Justiça

Em reunião ordinária do Fórum Regional de Justiça e Segurança da Lomba do Pinheiro (Fórum de Segurança) ocorrida dia 7 de janeiro de 2010, foi decidido pedir esclarecimentos ao Ministério da Justiça e outros Ministérios ou Órgãos públicos sobre desencontro de informações dadas sobre Projetos Culturais elaborados pelo Instituto Popular Arte-educação, IPDAE, e aprovados no Fórum de Segurança para envio ao PRONASCI. O IPDAE denunciou desencontro de informações quanto a elaboração, aprovação e envio de projetos, sobretudo o Projeto Ponto de Memória. Cláudia Feijó, historiadora e coordenadora do Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro "lembra ainda que a pergunta do IPDAE não é para o Conselho Popular ou para o Fórum de segurança, mas sim às instituições governamentais envolvidas que devem dar satisfações à Comunidade da Lomba do Pinheiro. Esclarece também que o fato de não ter edital aberto inviabiliza o envio dos projetos elaborados e aprovados no Fórum de Segurança. Desabafa que fazer projetos e aprovar no Fórum de Segurança e no COMJUS é inútil já que os projetos serão deixados de lado e quando o edital for aberto os projetos enviados fora de época não entrarão em apreciação. Esclarece também que não existem verbas disponíveis no momento para Ponto de Memória ou para outros projetos culturais. Diz que foi esta a informação divulgada em Salvador pela representante do PRONASCI Tathiana Dal Col e por Wélcio Toledo do IBRAM. Por fim, solicita que esclarecimento a respeito do envio e apreciação de projetos culturais sejam esclarecidos pelas instâncias responsáveis, pois a comunidade precisa ter informações corretas a respeito dos procedimentos". Sendo assim, serão convidados a comparecer na próxima reunião ordinária do Fórum de Segurança para prestar esclarecimentos os Sr(a)s: Celso Toledo Paz/PRONASCI Federal (na impossibilidade, Celso Alberici/PRONASCI RS); Andréia Azambuja Rodrigues/CESCOM e também Gabriel Centero/CESCOM; José do Nascimento Jr./IBRAM/Ministério da Cultura (na impossibilidade, Mário de Souza Chagas/IBRAM); João Helbio/COMJUS e Helena Bonumá/COMJUS; Beatriz Morem/GGI-M, e na possibilidade também Secretário Nereu D’Ávila/SDHSU.

Para acessar cópia da ata citada clique sobre o link ---> http://atasforumseglp.blogspot.com

-

Um comentário:

  1. Participei de uma reunião no centro cultural na qual foi mencionado que restanvam somente 15 dias para as inscrições dos jovens aos programas do pronasci, até ai tudo bem, mas o que me chamou a atenção é que as pessoas presentes em nenhum momento demosntraram que iriam procurar jovens em situação de risco(acredito que esso fosso o intuito do programa) e ao contrario disso, pois as pessoas estavam usando estas vagas de forma a auto beneficio, distribuindo de forma que lhes geracem poder político, oferecendo as vagas para os filhos de seus amigos. Acredito que a idéia do projeto é fantástica mas muito me intristesse em constatar que no Brasil a corrupção e a falta de ética não é de cima para baixo e sim de todos os lados. Entendo que atitudes como essa tem o mesmo efeito que um tiro no proprio pé. E caso haja dúvidas sobre este meu comentário sugiro que seja analisada a lista dos possiveis beneficiárioas do projeto e verifiquem quantos destes estão realmente em areas de risco, quantos pedreiros que poderiam ter nesta oportunidade uma chance pra largar este inferno em que estão imergidos, de fato estão nesta lista?
    Nada mais justo que estas vagas cheguem a quem realmente deve chegar, pois quem ganha sou eu, você.
    Desculpe-me pelos inumeros erros de portugues, mas eu precisava expor minha visão. OBRIGADO
    acaprixo@hotmail.com

    ResponderExcluir