Em reunião ordinária do Fórum Regional de Justiça e Segurança da Lomba do Pinheiro realizada dia 01/09/11, no CAR-Lomba, conselheiros representantes da rede pública de atendimento, e demais pessoas que participaram da reunião, escolheram como pauta para a próxima reunião trazer à Lomba do Pinheiro a Secretaria de Estado de Segurança Pública. Na ocasião informações mais detalhadas sobre as ações de prevenção à violência contidas no bojo do PROESCI - Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania serão prestadas, isto é o que assegurou o assessor especial do PROESCI, Sr. Gabriel Centeno.
Uma das pautas da reunião teve como convidadas as senhoras Marilani Tosi e Magálhe Oliveira, respectivamente coordenadora e técnica do CREAS-Lomba (Centro de Referência Especializado de Assistência Social da FASC - Fundação de Assistência Social e Cidadania), que fizeram um breve relato da acolhida aos jovens e familiares do PROTEJO - Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável, ocorrida no dia 25/08/11. Magálhe ressaltou que o objetivo era acolher os jovens e seus familiares em um ambiente cheio de afeto e respeito, onde se possa prestar assistência por meio de formação e inclusão social a estes jovens e adolescentes expostos à violência doméstica ou do meio onde vivem. Marilane Tosi destacou que as atividades deverão ser desenvolvidas no local onde foi feita a acolhida (CEPA - Comunidade Evangélica de Porto Alegre, sito na Rua Dolores Duran, Vila Esmeralda) e em outra entidade que ainda deverá ser definida.
Ficou agendado para o dia 08/09/11 às 14h no Car-Lomba uma reunião de avaliação do PROTEJO. Uma comissão foi formada e deverá acompanhar esta avaliação.
A reunião também tinha como pauta o Ponto de Memória da cidade de Porto Alegre. O Ponto de Memória é uma das ações do PRONASCI - Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. O Ministério da Cultura escolheu o Museu Comitário do bairro Lomba do Pinheiro como local de Ponto de Memória. Devido a compromissos em Brasília, Cláudia Feijó Coordenadora do Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro não pôde comparecer, mas a seu pedido os conselheiros do Ponto de Memória apresentaram slides sobre as fases de organização. O ponto mais relevante que gostaríamos de destacar é o Inventário Participativo, que é o registro de bens móveis e imóveis, materiais e imateriais presentes no bairro Lomba do Pinheiro. O trabalho contará com a participação de grupos de moradores organizados em vilas. A pesquisa será realizada por meio de entrevistas em instrumentos de sondagem estruturados. Serão contratados 2 pesquisadores da área de história e sociologia. Atuarão também bolsistas, voluntários e conselho gestor.
Durante o processo haverá uma exposição itinerante com previsão de 2 anos pelas vilas do bairro, que reproduzirão através de banneres a exposição lotada no museu.
Os conselheiros destacaram, ainda, que a previsão é que em março de 2012 seja lançado o material didático e o início da exposição itinerante.
João Batista Maciel Gonçalves
Conselheiro do FRJS representante no COMJUS-Conselho Municipal de Justiça e Segurança
FRJSLP - Fórum Regional de Justiça e Segurança da Lomba do Pinheiro - REUNIÕES ORDINÁRIAS: sempre na 1ª Quinta-feira do mês, às 19:00 horas, no Centro Administrativo Regional da região, situado na Estrada João de Oliveira Remião, 5450 - Parada 13 - Bairro Lomba do Pinheiro.
Finalidades e atribuições
- FRJSLP
- Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
- Os Fóruns Regionais de Justiça e Segurança (FRJS) possuem um caráter propositivo, fiscalizador e avaliador das políticas públicas de segurança e de justiça, implementadas e a serem implementadas, na busca de alternativas para aperfeiçoar a segurança e a prevenção à violência urbana, de acordo com a Lei Complementar nº 656 de 07 de dezembro de 2010. Constituem, juntamente com o Conselho Municipal de Justiça e Segurança (COMJUS) e os Conselhos Comunitários de Justiça e Segurança (CCJS), o Sistema de Proteção Social do município de Porto Alegre.
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
No mês de outubro a Secretaria de Estado da Segurança Pública deverá visitar o Fórum de Segurança da Lomba
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário